Reencontro Histórico em Avis

Os Birrentos reúnem Dom Nuno Álvares Pereira com o Mestre de Avis


 Após Constância, Montargil, Ponte de Sor, coube a vez de ir à Escola Mestre de Avis, lá foram Os Birrentos uma vez mais para o Alentejo, à fantástica localidade de Avis, em representação do Agrupamento D. Nuno Álvares Pereira. Foi uma tal birra que fizeram erguer dos seus túmulos as memórias de ambos os patronos.
Após uma inesquecível receção, as birras nas sessões da manhã apanharam de surpresa todos os alunos do 3º ciclo da escola de Avis. A biblioteca escolar já não podia albergar mais público, quando Os Birrentos começaram o seu habitual desfile de surpresas literárias, sempre com os maiores nomes da literatura portuguesa.

Birras e mais Birras, ditas, contadas, cantadas, declamadas, dramatizadas e ainda com surpresas pelo meio. E que surpresas! Os olhos dos alunos fixaram-se nos movimentos inesperados de cada birrento.
Da parte da tarde, após um calmo almoço na cantina da escola com a professora bibliotecária e uma colaboradora, professora de Língua Portuguesa, bem nossa conhecida,  Ofélia Rosário, lá aconteceu outra dose de birras, agora para todos os alunos do 2º ciclo.
Estes alunos mais novos tiveram ementa à sua medida. Embora sempre com a preocupação de dar a conhecer os nossos grandes autores, as dramatizações são sempre mais animadas cenicamente. A sessão decorreu como na parte da manhã. Foi deveras enriquecedora para todos.

Como vai sendo hábito nas sessões dos birrentos, no final de cada apresentação é promovido um pequeno concurso “ Atenção às Birras” onde, através de várias questões colocadas  sobre todos os textos apresentados aos alunos, se fomenta o diálogo interativo com todos, sendo distribuídos prémios aos que respondem acertadamente às perguntas dos Birrentos. E que prémios! Não há crise que valha! Sempre se arranja maneira de alegrar a pequenada com um símbolo de mérito pela atenção dispensada aos lusos autores evocados.


E, quando se pensava que tínhamos acabado as sessões, eis que se forma uma fila de alunos rodeados dos seus professores, para exigir autógrafos com dedicatórias personalizadas.
Esta parte dá realmente indicadores preciosos do entusiasmo despertado pelos Birrentos, eles próprios rendidos à energia positiva emanada destes jovens que os acolhem de maneira efusiva sempre que assistem às birras literárias. Nada melhor, para nos dar força para continuar, do que o convívio com a juventude entusiasta.

Até às próximas Birras....

Sem comentários:

Enviar um comentário