OS BIRRENTOS EM MONTARGIL (AH, QUE SAUDADES!)
23 de novembro de 2011

Ao sair de Tomar, e uma vez ultrapassada a altaneira cidade de Abrantes, o caminho que nos leva a Montargil é efetuado por uma estrada nacional em bom estado, que atravessa vagarosamente colinas e vales.

Chegados a Escola Básica 2,3 de Montargil, uma escola de média dimensão, o ar limpo da manhã refresca o pensamento, limpando-o do sono que ainda turvava as ideias.

Uma escola está à nossa espera. Toda comunidade escolar marcou presença na sala onde vai decorrer o espetáculo dos Birrentos.


Este ano, somos repetentes. Talvez por isso a sala, onde decorre uma bela Feira do Livro, se encontre cheia.

 Os textos vão sendo apresentados, com crescente encantamento da assistência. Fernando Pessoa, Camões, Mário Henrique Leiria, Rómulo de Carvalho, António Aleixo, José Afonso entre outros, convivem por momentos na sala entusiasta.


Quando pensávamos que o espetáculo tinha terminado, a assistência, como um corpo só, levantou-se e exigiu mais, ignorando o chamamento do toque de saída que se ouvia timidamente.


Houve mais encanto. Apresentámos mais uns textos. Fez-se então Natal por uns minutos, com os Birrentos e toda a comunidade cantando em coro o nascimento ocorrido em Belém há dois mil e tal anos.

Depois deste momento emocionante, e quando nos preparávamos para arrumar os nossos adereços, deparámo-nos com uma fila de alunos que exigiam autógrafos no folheto do programa da sessão.
Foi uma manhã verdadeiramente extraordinária e inesquecível. São momentos como estes, que movem os Birrentos  e que fortalecem a sua convicção de que vale a pena divulgar os nossos autores e a boa poesia lusa, junto dos jovens. Não se julgue que os jovens não apreciam poesia, nem que não gostam de ler.

Por isso, a aposta dos Birrentos na qualidade, acreditando sempre na capacidade dos mais novos em apreciar e querer conhecer melhor a nossa literatura.
Afinal de contas, em pleno Alentejo, Luís de Camões foi dos poetas mais ovacionados pelos jovens. Aposta ganha, sem dúvida.

Da parte da tarde, após um saudável almoço de convívio com alguns colegas desta escola, realizou-se uma outra sessão, desta vez para os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo.
Mudança de registo, por parte dos Birrentos. Novo programa, novo encanto, numa sala novamente a abarrotar. As crianças presentes demonstraram uma empatia com os textos apresentados pelos Birrentos, desde a euforia coletiva até ao mais absoluto silêncio, provocados pela atuação do Grupo, demonstrando deste modo e mais uma vez, que a poesia é para todos.

Agradecemos, uma vez mais o convite da Escola EB 2,3 de Montargil, na pessoa da professora Cristina, professora bibliotecária que encetou esta parceria com a Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira.

 Ficou entretanto o convite para a colega Cristina, que é também uma ótima contadora de histórias, trazer a sua magia e fantasia aos nossos alunos. Cá a esperamos em 2012!

Sem comentários:

Enviar um comentário